Julio Verne

Bonjour! A dica de hoje é do meu namorado Rômulo Oliveira.
A publicação de hoje conta um pouco sobre a vida de Júlio Verne, um grande escritor de ficção cientifica Francês. Seus livros são inspiração para um filme que está passando nos cinemas, chamado: Viagem 2: A ilha misteriosa. Esse filme é como uma continuidade de Viagem ao centro da terra (2008). Bom, e apesar das criticas negativas a respeito desse filme na internet, ao assisti-lo ontem no cinema com meu namorado bateu muita curiosidade de ler pelo menos as obras citadas do autor.
Eu até já publiquei acerca dos efeitos especiais do filme Le voyage dans la lune de Georges Méliès inspirado no livro "Da terra à lua" de Verne, quem desejar fazer uma leitura, da uma conferida no link.
Quem é Júlio Verne?
Nasceu em Nantes na França sendo consagrado pelos seus romances ricos em aventuras e ficção cientifica. Seu primeiro romance foi: Cinco semanas em um balão, logo depois escreveu viagens extraordinárias composta de 64 volumes. Suas obras são conhecidas no mundo inteiro, sendo o autor mais traduzido nos últimos tempos. Abaixo alguns vídeos em Francês e português sobre a vida e as obras de Verne e uma poesia dele em Francês.








Le génie

Sonnet

Comme un pur stalactite, oeuvre de la nature,
Le génie incompris apparaît à nos yeux.
Il est là, dans l'endroit où l'ont placé les Cieux,
Et d'eux seuls, il reçoit sa vie et sa structure.

Jamais la main de l'homme assez audacieuse
Ne le pourra créer, car son essence est pure,
Et le Dieu tout-puissant le fit à sa figure ;
Le mortel pauvre et laid, pourrait-il faire mieux ?

Il ne se taille pas, ce diamant byzarre,
Et de quelques couleurs dont l'azur le chamarre,
Qu'il reste tel qu'il est, que le fit l'éternel !

Si l'on veut corriger le brillant stalactite,
Ce n'est plus aussitôt qu'un caillou sans mérite,
Qui ne réfléchit plus les étoiles du ciel.

O filme: Viagem 2 – A ilha misteriosa.
Sinopse:
O filme conta a história de Sean, um jovem revoltado criado sem pelo padrasto Hank que tenta de todas as formas uma reaproximação e ser uma referência masculina para o garoto. Sean é fissurado pelas historias de Júlio Verne e acredita que existe uma ilha misteriosa, onde se encontra perdido o avô.
Sean descobre, junto com seu padrasto, uma mensagem criptografada recebida através de uma antena de radio e um mapa encontrado em três primeiras páginas de três livros de Verne. Decidido ir até a ilha encontrar o avô, Sean viaja obrigatoriamente com seu Hank por ser menor de idade e não poder ir sozinho.
Na dificuldade de encontrar alguém que os levem até a ilha, Sean e Hank embarcam em um helicóptero velho com Gabato e sua filha Kailani, a quem Sean se apaixona, rumo à aventura.
Bom, o helicóptero quebra e eles caem em uma ilha encantada onde os animais grandes ficam pequenos e vice versa. Ao tentarem fugir de um lagarto gigante o grupo encontra o avô de Sean que os levam para conhecer a bela cidade de Atlântida. Chegando lá Hank descobre que dentro de poucos dias toda a ilha misteriosa, irá afundar e que o único jeito de saírem de lá é encontrando o submarino descrito por Verne. Abaixo o trailer do filme em Francês.



Criticas:
Segundo a reportagem do G1, o nome de Verne que deveria ser bem cotado no filme aparece raramente. Além de misturar e fazer confusão com obras do autor em que o livro foi inspirado, que são: Ilha misteriosa e Vinte mil léguas submarinas além de incluir elementos de As viagens de Gulliver de Jonathan Swift e a Ilha do tesouro de Louis Stevenson. Enfim eu tenho pouca propriedade para falar do assunto,mas, adoraria ler a opinião de vocês nos parte de comentários do Blog. 

Bom espero que tenham gostado da publicação. Um beijo e até a próxima! 

Referências:

G1: [link]
Wiki fr [link]

Commentaires

Vanessa Carneiro a dit…
A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS é ótimo, mas 20 mil léguas submarinas é beeem chato. São os únicos livros de Verner que eu já li.
Frances dicas a dit…
Eu tenho vagas lembranças das obras dele, mas não tenho certeza se já li. Obrigada pela visita Vanessa!
Soraya Carvalho a dit…
Tem um plano de fundo transparente no blogger que é a torre eiffel... lembrei de ti...
beijO!
Frances dicas a dit…
Eu já vi e coloquei como teste mas não ficou muito bacana. Bjus

Posts les plus consultés de ce blog

Oração em Francês

Voix active et voix passive

Playlist: Artistas Brasileiros cantando em Francês