O comunismo na França

 O que muito se pergunta : A França é comunista ? Não, a França não é comunista. A França é uma república democrática com uma economia mista, na qual a propriedade privada e o mercado são importantes, mas também há uma presença significativa do Estado na economia.


A França tem uma tradição de ideologias socialistas e esquerdistas, e o comunismo tem tido alguma influência na política francesa ao longo dos anos. No entanto, a França não adotou o sistema comunista, e o país tem um sistema político pluralista e uma economia de mercado que é regulada pelo Estado.


A França é uma democracia representativa, com eleições livres e regulares, e o poder é dividido entre o Executivo, Legislativo e Judiciário. O país também tem uma sociedade civil vibrante e uma mídia livre e independente, e as liberdades civis são protegidas pela Constituição francesa.

A França e o comunismo

O comunismo tem uma longa história na França, desde sua origem como ideologia no século XIX até sua influência na política francesa contemporânea.


Na década de 1880, o Partido Comunista Francês foi fundado, e rapidamente se tornou uma força política importante, especialmente entre os trabalhadores urbanos. No entanto, o partido enfrentou muitos obstáculos, incluindo repressão por parte do governo, e muitas vezes não conseguiu obter resultados significativos nas eleições.


Na década de 1920, o comunismo tornou-se ainda mais influente na França, com a fundação da Internacional Comunista e a formação de um partido comunista forte na França. No entanto, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria levaram a uma perda de apoio ao comunismo na França e em todo o mundo.


A partir da década de 1980, o comunismo começou a ganhar força novamente na França, com a criação de novos partidos comunistas e a crescente insatisfação com o sistema capitalista. No entanto, o comunismo continua a ser uma ideologia controversa na França, e muitas vezes é criticado por aqueles que argumentam que ele levou a regimes totalitários e opressivos em outros países.

Autores Franceses comunistas 

Houve vários autores franceses importantes que escreveram sobre o comunismo e que influenciaram o movimento comunista na França. Alguns dos mais importantes incluem:


Louis Althusser: filósofo e marxista francês que escreveu sobre a interação entre a economia e a política.


Jean-Paul Sartre: filósofo, escritor e dramaturgo francês, conhecido por sua obra "Ser e Nada", que aborda questões políticas e sociais.


Guy Debord: teórico da sociedade do espetáculo e fundador da Internacional Situacionista, que defendia a ideia de que a vida social é controlada por uma indústria de imagens e que a vida verdadeira é suprimida.


Simone Weil: filósofa e escritora francesa, conhecida por sua obra "La Condition Ouvrière", que aborda questões sociais e políticas, incluindo o comunismo.


Edgar Morin: sociólogo e filósofo francês, conhecido por suas obras sobre a complexidade da sociedade e a cultura, e por seus estudos sobre o comunismo e o marxismo.

Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Oração em Francês

Voix active et voix passive

Playlist: Artistas Brasileiros cantando em Francês