mardi 22 janvier 2013

Dicas para aprender francês: Mantendo a motivação

Aprender uma língua estrangeira sozinho é mais difícil do que parece. Exige muita concentração, disciplina e força de vontade. Mesmo com a ajuda das ferramentas multimídia da internet. A coisa fica ainda mais complicada com o francês, pois, ao contrário do que acontece com o inglês, não somos bombardeados de produtos culturais diversos em francês. Em comparação com o estudo solitário, mesmo com o uso de diversas ferramentas multimídia, é fácil assistir aulas de francês em Curitiba ou em qualquer outra cidade do Brasil.
Se você possui dedicação e disciplina já tem as qualidade mais raras. Contudo, ainda é preciso manter a motivação em alta. O que é bem mais difícil sem o apoio dos colegas ou do professor quando seu ânimo fraqueja. Um de meus amigos, que aprendeu francês sozinho, era simplesmente fascinado por ciclismo e encontrou o ponto de intersecção entre sua paixão e seu aprendizado: Le Tour de France. Ele passou a assistir à volta atual, às voltas antigas (com narração em francês), pesquisava a respeito dos lugares onde os atletas passavam em sites turísticos ou geográficos (também sempre em francês) e pesquisava dados e informações técnicas a respeito das bicicletas e dos equipamentos de segurança. Tudo isso, intercalado com os estudos de gramática e com as técnicas de conversação. Ao invés de encarar as palavras desconhecidas e a dificuldade de compreensão como um obstáculo, ele as encarou em parte como desafio, em parte como lazer.
Então, do que você gosta? Moda? Cinema? Música? Filosofia? Arte? A França é considerada como um dos berços da cultura moderna (afinal, foi lá que a Era Moderna começou com a Revolução Francesa) e, com certeza, possui representantes importantíssimos em alguma área que seja do seu interesse.
Mesmo que você não possua tanta disciplina (ou prefira fazer um curso mais convencional), ainda pode usar essa dica para aprimorar seu aprendizado em um curso mais tradicional. Caso queira encontrar um curso de francês não deixe de usar a internet para buscar pelo melhor curso de francês em Brasília ou onde quer que você pretenda estudar.
Leia Mais ►

mercredi 16 janvier 2013

Citation du jour: Paulo Coelho

"Quand on veut une chose, tout l'Univers conspire à nous permettre de réaliser notre rêve." - Paulo Coelho

Leia Mais ►

mercredi 2 janvier 2013

Exame de Proficiência - DELF/DALF/TCF/TEF


Olá a todos! Feliz 2013 e vamos a nossa primeira postagem do ano. Primeiramente, desejo a todos um ano cheio de conquistas e de muito estudo e venho aqui assinar um compromisso de fazer um blog em 2013 melhor do que o de 2012. Segundo, gostaria de pedir desculpas pelo descaso no ano passado, mas, foi um ano bem difícil para mim, defesa de monografia, termino de disciplinas, inicio do mestrado, apresentação de seminários e enfim, um ano de muita batalha que finalmente me trouxe vários resultados positivos na minha vida pessoal e profissional, tenho apenas motivos para agradecer a Deus pelo ano de 2012.
Bom, vamos ao que interessa! Uma das minhas primeiras metas de 2013 é fazer o exame de proficiência da língua francesa. Eu já deveria ter pensado nisso há muito tempo, mas, devido aos contratempos citados eu fui deixando em segundo plano e já me fez perder uma boa oportunidade de me inscrever em uma mobilidade de mestrado na França. Enfim, a postagem de hoje é sobre os exames de proficiência, que pretendo ainda ver essa semana a data na Aliança Francesa de São Luís do Maranhão, então vamos aos níveis, competência de cada um.
Começaremos falando sobre as provas oficiais a serem feitas para obtenção do diploma aplicadas no Brasil:
DELF (Diplôme d’Etudes en Langue Française): O DELF assim como o DALF (que será visto a seguir) é um diploma emitido pelo ministério da educação francês e reconhecido por 900 centros. O DELF é composto por 4 diplomas independentes mostrado na tabela abaixo:
DELF
Utilisateur
DELF A1
élémentaire
DELF A2
DELF B1
indépendant

DELF B2

Caso você pretenda fazer o exame para um dos níveis do DELF abaixo alguns links que podem ajudar no estudo para prova:
Descrição e tempo de cada competência: link1
Teste oral: link1
Teste: DELF B1
Curso à distância: CNED (indicado pelo CIEP)
PS: Segundo o que eu entendi os diplomas DELF e DALF valem por toda vida! Eu lembro que no inglês você pagava uma nota e valia temporariamente se alguém puder confirmar eu agradeço, pois, pretendo fazer teste de proficiência de língua inglesa também.
DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française): O DALF é composto de dois diplomas apenas, que serão mostrados na tabela abaixo:
DALF
Utilisateur
DALF C1
expérimenté
DALF C2
TCF (Test de connaissance du Français): É organizado pelo CIEP (Centro internacional de estudos pedagógicos) e esta dividido em TCF, TCF DAP, TCF pour l’accès à la nationalité française e TCF Québec quem desejar saber o que é cada um acesse o link, pois, há a versão em português: http://www.ciep.fr/tcf/index.php. Ao contrário do DELF e DALF o TCF a validade do teste tem duração de 2 anos. Para entender como funciona o teste clique no link. O TCF tem uma parceria com  TV5MONDE.
TV5MONDE TCF: informações gerais sobre o exame.
Apprendre.tv: esse site apresenta várias aulas gratuitas de francês, quem quiser acessar basta clicar no link.
Enseigner.tv: esse site apresenta ferramentas para quem quer ensinar francês.
TEF (Test d’Evaluation de Français): É organizado pelo CCIP, com validade do teste de 1 ano. Para mais informações vocês podem visitar o site: http://www.francais.ccip.fr/tef-et-e-tef/ que lá tem falando como é aplicada e para que serve a prova.

Níveis de pontuação:

A1: Elementar (100 a 199 pontos) 
A2: Elementar avançado (200 a 299 pontos) 
B1: Intermediário (300 a 399 pontos) 
B2: Intermediário avançado (400 a 499 pontos) 
C1: Superior (500 a 599 pontos) 
C2: Superior avançado (600 a 699 pontos)

Eu vou começar tentando pelo B2, afinal foram 2 anos estudando francês, mas, vou na Aliança me informar mais sobre isso. O valor atualmente é de R$ 170,00 só que não sei se são para todos os níveis. E por hoje é só! Assim que tiver informações sobre o processo de obtenção desses testes, ou verificar qualquer erro, eu atualizarei a postagem! Espero que tenham gostado e vou postar tudo sobre o exame aqui! Acompanhem! Bisous e até a próxima.

Informações do site: http://www.bresil.campusfrance.org/node/6600
Leia Mais ►

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cours en ligne