La tradition de l’apéritif en France

Renoir
Olá a todos e novamente um Feliz Natal! Nessa bela madrugada que segue o dia 25 de Dezembro muitos, que seguem as tradições cristãs e acreditam no nascimento de Jesus Cristo, fizeram uma linda ceia de natal com sua família. E independente de qualquer nacionalidade todos desejam receber bem os visitantes na sua casa, aqui no Brasil assim como na França o natal é um momento familiar onde nós brasileiros, devido a grande miscigenação, herdamos muitos símbolos da cultura europeia tais como: Papai Noel, Boneco de Neve, Árvore de Natal e etc.... Até agora o que eu escrevi não há nenhuma novidade, mas introduz o que muitos têm curiosidade em saber a respeito da cultura francesa considerada pela maioria como sendo "Chique", o que não deixa de ser uma verdade já que a França é uma grande referencia em moda e sendo um dos motivos para a valorização o Francês como idioma, entre essas questões listaríamos: Como os franceses se comportam na mesa? Como se faz uma reunião familiar na França? Por que os Franceses são tão magros já que eles comem muito? Enfim vou tentar responder essas perguntas, do que eu já aprendi em sala de aula, em uma única postagem. 
Bom, Vou começar pela primeira primeira informação: "Le repas gastronomique des français" ou traduzindo em um conceito geral, o respeito a "boa ordem" gastronômica que começa com um "Apéritif" e termina com um "digestif" (Será melhor explicado posteriormente) é considerado patrimônio cultural imaterial pela UNESCO desde 16 de novembro de 2010 (Mais detalhes: Clique aqui) , e para entender melhor o motivo desse titulo observem que estamos falando de uma pratica social destinada a celebrar momentos festivos, a exemplo do natal, e não o que se passa diariamente no cotidiano familiar Francês que sofre variações devido as mudanças na forma do trabalho e vivências universitárias, logo é algo único de um grupo de pessoas que ao passar dos anos tornou-se uma tradição.
A segunda informação seria que o cardápio Francês se enquadra na categoria do "Bien Manger" e do "Bien Boire" traduzindo seria "Comer bem" e "Beber bem" respectivamente, ou seja eles comem  e bebem muito mas de uma maneira equilibrada, em horas certas do dia e com pequenas quantidades, acredito eu essa ser uma razão para os franceses serem magros. Em uma mesa tipicamente Francesa diariamente é possível encontrar: Queijo, Pão, Vinho, Carnes, Verduras, Legumes e Frutas, que variam de região para região da França, totalmente diferente do Brasil em que se come muito feijão com arroz, farinha, carnes ou massas, mas é claro cada um com suas particularidades.
A terceira informação é como é servido o cardápio Francês, que se dispõe da seguinte forma: Un apéritif (Uma bebida alcoílica acompanhado de azeitonas, batatas fritas, amendoim e etc... ), Un entrée (Pode ser salada ou algo quente), Plat principal ( Hora de servir a carne ou peixe ), Fromage (Queijo), Dessert (Doces em geral, sorvetes e etc..) e Digestif (Bebida alcoílica ou não para facilitar a digestão).
Foie Gras - Auteur Chales Haynes

Para finalizar a culinária francesa é muita rica, o famoso foie gras como exemplo é tipico do sudoeste da França, Os escargot são muito consumidos em Bourgogne, carne de cavalo (Postagem Clichés ) é também consumida mas não diariamente, pois, é muito cara. Logo, está longe de ser homogenia. Abaixo um vídeo (Em francês) sobre "Le repas gastronomique des français" e veja motivo pelo qual ganhou merecidamente o titulo de patrimônio cultural imaterial pela UNESCO. Espero que tenham gostado da publicação de hoje, tive que fazer essa pesquisa porque dia 28 desse mês vou vivenciar um almoço à francesa e vegetariano na casa da minha professora, além da minha cobrança pessoal do entendimento desse assunto. Quem sabe algum chefe de cozinha que leia esse post possa vir a contribuir com Blog. Beijo a todos e um excelente começo de semana. 



Commentaires

Posts les plus consultés de ce blog

Oração em Francês

Voix active et voix passive

Playlist: Artistas Brasileiros cantando em Francês